Segurança em viagem é mesmo necessária? Saiba tudo sobre viagens corporativas ou a lazer. Aliás, mesmo a trabalho, saiba como se manter seguro e esfriar a cabeça para desfrutar de momentos bons, relaxantes, conhecer novos lugares, pessoas, comidas e muito mais. 

Quando se fala em viagem, nossa mente sempre trabalha com os momentos bons, já vividos e a viver. Dificilmente alguém pensa nos níveis de segurança dos locais por onde passará, nem no histórico de criminalidade no local. Mas este pensamento é de fato necessário. Pular essa parte do planejamento pode incluir riscos na sua viagem, tornando-a imprevisível. Ou seja, temos sim que nos perguntar: “quanto a segurança durante a viagem, como fica?”

Neste artigo vamos conversar sobre a segurança de viagens de forma bem abrangente e descontraída. Vamos lá?

Pense sua viagem de uma forma abrangente:

Especialistas em segurança recomendam que qualquer viagem seja pensada em 3 dimensões: Na primeira: Como ficarão suas coisas aqui? – no seu lugar de origem ou de partida. A Segunda dimensão é sua segurança pessoal – e das pessoas que viajam com você, incluindo os itens que você carrega (celulares, notebooks e vários outros). 

A terceira dimensão é o para onde vamos, os destinos, seus trajetos, os meios de transporte, situações e eventos previstos, etc. Essa forma vai lhe trazer a tranquilidade de viajar tendo pensado em tudo o que é necessário. Incluindo a segurança da sua casa e de seus bens enquanto você está fora.

A primeira dimensão – como fica a segurança das suas coisas aqui: 

Nesta dimensão a maior preocupação é a segurança da sua casa. Quanto a isto, um ponto importante são os sinais de ausência – campainhas, luzes, timers, caixa de correspondência, carros, etc. Não esqueça que viajar deixando sua casa somente com alarmes eletrônicos pode ser um convite para uma invasão. O mal-intencionado, via de regra, monitora as casas de interesse e observa os sinais de ausência ou de viagens.  

Como os alarmes não tem uma efetividade de dissuasão nem de reação (leia aqui sobre segurança eletrônica), a recomendação é chamar um vigilante para proteger sua casa – um guarda-residência – enquanto você estiver ausente.

Além disso outros pontos são importantes, como evitar os já mencionados sinais de ausência – para isto já existem várias soluções eletrônicas, de fácil compra pela Internet.  Lembre também que cuidadores de animais, jardineiros ou piscineiros, secretárias, etc. devem manter todos os procedimentos de segurança de acesso mesmo na sua ausência – e isto às vezes não acontece. Também podem ocorrer vazamentos sobre sua vida pessoal e familiar através dos que trabalham na sua residência – sejam empregados fixos, prestadores de serviço ou temporários.

Todos deveriam ser capazes de manter a confidencialidade sobre as rotinas da família, mas um comentário com amigos durante a cerveja, na manicure ou mesmo em família e pronto !… Lá se foi o sigilo sobre sua vida pessoal e da sua família… Nesse ponto, a recomendação é que passem por um background-check anualmente – rotina a ser realizada também antes de cada nova contratação.  Nessa verificação são vistas a situação financeira do colaborador, questões cíveis, dívidas, antecedentes criminais, bens, relacionamentos, hábitos de comunicação, e o entendimento de cada uma quanto a segurança etc. sendo um processo muito eficaz para identificar riscos. 

Gostaria de contratar um vigilante para proteger sua casa?
Quer também um background check para os funcionários da sua família?
Veja aqui como contatar a SUHAI !!

Segunda dimensão: A segurança pessoal – sua e das pessoas que viajam com você: 

Viajar – não importando para onde seja, significa se expor a novos riscos – seja da localidade ou das situações que você vai vivenciar. Mesmo escolhendo bem o roteiro e os trajetos, é natural que você circule por vários locais – alguns famosos ou badalados, outros menos conhecidos. A verdade é que qualquer lugar do mundo – e em particular no Brasil, tem seus riscos e sua criminalidade.

Ainda que você possa tomar as providências típicas de viajantes – não ostentar itens de valor, cuidar dos cartões, dos valores em espécie, cuidados à noite, etc. você não poderá esconder o principal valor – sua vida, sua integridade física e a de quem lhe acompanha. Considerando os níveis de criminalidade atuais, principalmente no Brasil, é muito oportuno pensar na possibilidade de ter um segurança lhe acompanhando na viagem – por que não?

Ter alguém que lhe proteja enquanto você aproveita os detalhes da sua viagem é a certeza de desfrutar da viagem com liberdade. O mesmo se aplica para eventos ou viagens de negócios, onde a correria da agenda ou os locais pré-definidos para os eventos limitam suas escolhas de lazer. Nesse caso, mais do que nunca, pense em ter um segurança acompanhando você ou todo o seu grupo durante a viagem.

Quer saber como contratar um segurança para lhe acompanhar na viagem?
Veja aqui como contatar a SUHAI !!

A terceira dimensão: Locais, destinos, trajetos, o transporte, eventos, etc.: 

Esta é a parte mais visível e planejável da viagem, e por isso não custa nada tomar os cuidados de segurança. Veja aqui algumas dicas diferentes do que você costuma ler:

 – Em cidades de alta criminalidade, evite se hospedar ou visitar locais “dominados”- que na gíria do crime, quer dizer um local sem o efetivo controle da polícia e com total liberdade de ação dos bandidos. Atualmente, muitos pontos turísticos, lugares famosos ou com vistas paradisíacas vivem esta situação, o que não é divulgado pois resultaria numa queda do fluxo turístico.

 – Tenha um cuidado especial quando for visitar ou transitar por locais com um único acesso onde a via não é policiada, ou em locais ermos (baixa frequência, pouca iluminação), pois são típicos para emboscadas ou “arrastões”.

 – Quanto a transporte, uma visão de segurança não recomenda uso de transporte público nem compartilhado (Uber, táxis, etc.). Melhor será o aluguel de veículo no local. Aí a ideia do segurança que acompanha o grupo se torna ainda mais eficaz, pois ele cuidará do deslocamento e o grupo só precisará se divertir.

 – Eventos (shows, festivais, congressos, etc.) costumam ter estrutura própria de segurança, e isso já é metade do problema resolvido, mas somente durante e dentro do local do evento. O antes e o após o evento, e os seus locais de entorno são onde costumam acontecer ataques da criminalidade, atraída pela grande quantidade de pessoas. Mais um bom motivo para ter seguranças que acompanham o grupo até que retornem seguros ao local de hospedagem.

 – Um detalhe fundamental: a liberdade de se divertir e eventualmente beber, pois por pouco que seja, é uma infração à lei. Se você tem um segurança que acompanha o grupo, ele pode dirigir e o problema está resolvido!   

Quer saber como contratar um segurança para lhe acompanhar na viagem?
Veja aqui como contatar a SUHAI !!

E então, vamos começar a planejar suas viagens com o olhar da Segurança? 

Pense nas 3 dimensões que falamos, mas saiba que para cada uma delas é necessário contar com pessoas de total confiança. E para encontrar estas pessoas, é preciso uma empresa de excelência. A SUHAI atua há mais de 30 anos em serviços de segurança, com experiência em proteção de viajantes, grupos ou delegações, eventos e proteção de residências.

Desenvolvemos ao longo deste tempo um serviço de Excelência e um atendimento de Qualidade, e estamos aptos a ajudar você no planejamento da segurança da sua viagem, pontuando riscos e também as oportunidades de prover segurança com excelência. A SUHAI pode proteger sua residência enquanto viaja e também pode acompanhá-lo com os melhores guarda-costas – agentes experientes e habituados a proteger grupos, delegações ou famílias.

Com equipes em São Paulo e Rio de Janeiro, operamos em regime de viagem para todas as localidades do Brasil. Sempre com um serviço regulamentado 100% em conformidade com a legislação. Isto é importantíssimo para quem viaja, pois evita problemas com a fiscalização ou a polícia local.

A decisão de contratar um segurança para a viagem só faz sentido se for com uma empresa séria, experiente e que é a melhor escolha para este serviço. A SUHAI oferece suporte de planejamento, e para sua tranquilidade pode também organizar previamente a disponibilização dos veículos blindados no local de destino.

E então, vamos lá? Não espere um problema acontecer. Chame a SUHAI agora e traga mais tranquilidade para a sua viagem! Quer finalmente encontrar a segurança que você precisa? Então acompanhe as novidades da SUHAI Segurança Pessoal no Instagram!


Quer apoio para conversar sobre suas viagens?
Veja aqui como contatar a SUHAI !!

Saiba Mais

Segurança de Festas e Eventos: como organizar?

Festa ou Evento? E a Segurança, como ficou organizada?  Segurança de Festas, Eventos e Visitantes. Organizar uma festa ou evento – familiar ou corporativo, é mais do que ...

Segurança Pessoal: como funciona?

Também chamada de Segurança Privada ou Segurança Particular. A Segurança Pessoal não está restrita a grandes personalidades ou políticos. Saiba como funciona e como contrata...

SUHAI 30 anos

SUHAI 30 anos! Você conhece alguém com 30 anos? Com certeza você conhece... e sabe que esta é a fase que combina a energia da juventude, a garra, a perseverança de quem já é...