Carros blindados substituem a a Segurança Pessoal?

Blindados e Segurança Pessoal é um tema de suma importância para compreender esse contexto. Que tal ir logo para uma segurança de verdade? 

Nada como um carro novo, e se for blindado então, melhor ainda! Além disso, se você já investiu ou pretende investir em um carro blindado, nossos parabéns, pois é um importante recurso de segurança. No entanto, será que é o suficiente? Hoje vamos conversar sobre este assunto que tem controvérsias e é um dos mais populares no Brasil. 

Blindados e a Segurança Pessoal
Fotos: Envato Elements

 A realidade dos carros blindados no Brasil

O tamanho do mercado de blindados no Brasil tem diferentes estimativas. Enquanto os órgãos oficiais já informaram 55 mil veículos registrados e uma estimativa de existência de até 70 mil veículos como frota circulante blindada no Brasil, a Abrablin – Associação Brasileira das Empresas de Blindagem de Veículos, informa uma frota circulante de 285 mil veículos blindados no Brasil.

Esta quantidade nos posiciona em 1º. Lugar no ranking mundial de veículos civis blindados. É o Brasil, novamente na frente, mas é um primeiro alerta: como anda a segurança pública em nosso país?

A característica-chave da blindagem é o grau de proteção, e no Brasil o limite máximo autorizado pelo Exército é o III-A, código que significa proteção contra disparos de armas curtas (revólveres ou pistolas) de calibre civil (até o “.380”). Blindagens menores existem, como o II-A, mas protegem apenas contra disparos de calibre menor – como exemplo o “.22” – hoje pouco usado até mesmo pelos bandidos.

Em caso de ataque com armas longas – fuzis, ou calibres de uso policial/militar – como o “.40” ou superior, a blindagem III-A não é garantida, e o risco aumenta drasticamente. Como não sabemos qual arma o bandido vai usar, sendo cada vez mais comum o uso de fuzis, já fica aí o segundo alerta: com o blindado você está mesmo protegido em qualquer situação?

Blindados e a Segurança Pessoal

Outro ponto fundamental da realidade das blindagens é que de fato não são como você vê nos filmes, onde suportam centenas de disparos sem romper. Como exemplo, a classe de blindagem III-A, que prevê arma curta e calibre de munição civil, suporta um limite máximo de disparos em uma área definida – caso os disparos na área definida sejam em quantidade acima do limite, a blindagem é saturada e pode se romper. A melhor forma de evitar a saturação é manter o veículo em movimento, e aqui vai o terceiro alertano caso de um ataque a tiros, você seria capaz de manter seu autocontrole para fazer manobras sucessivas, até que chegue um socorro ou que se encontre uma saída? 

Uso do blindado e o riscos urbanos no Brasil

Como sempre, cada avanço do cidadão em seus recursos de segurança sempre é acompanhado pelo lado do crime. O uso intensivo de blindados tornou mais fácil para o bandido enxergar potenciais vítimas no trânsito: Cidadão dirigindo blindado? Sinal de riqueza, vítima preferencial. Como saber se o carro é blindado? Criminosos os identificam num piscar de olhos. Com os disparos a vítima pode fugir? Companheiros vão seguir de moto e atacar em momento mais fácil – vítima presa em faróis, engarrafamentos ou no desembarque do blindado….Pois é, aqui vai mais um alerta: Só o Blindado não traz tranquilidade. É necessário subir de nível ! 

Subindo de nível: de “Blindado” para um “serviço de segurança”

O criminoso urbano vive de percepções – sinais rápidos pelos quais ele decide atacar ou não. Por isso, o cidadão deve ter atitudes de segurança e passar o sinal correto para a bandidagem. E o sinal correto é: Sim, este é um blindado, e quem dirige está capacitado e preparado para ações de segurança. 

E como sinalizar isto para o criminoso? Na verdade, o bandido sempre percebe se quem está dirigindo é um segurança preparado, se é um cidadão comum ou se é um simples motorista da família. Se você mesmo ou sua esposa está dirigindo, na visão do bandido a chance de sucesso é muito maior. Por que?

Porque dificilmente o cidadão tem o treinamento e preparo que um segurança possui: o cidadão vai se distrair no trânsito, no celular, pode cair numa simulação de acidente, não vai notar que está sendo seguido. Se atacado, pode entrar em choque, paralisia, pânico, e até entregar o blindado. Mesmo se treinado, o cidadão pode estar “enferrujado” ou seja, sem memória muscular para reações de segurança que precisam de décimos de segundo. 

Blindados e a Segurança Pessoal

Quando a direção está com um segurança e você vai para o banco de trás, você deixa claro que não é um alvo. O bandido  percebe, e pensa bem entre correr o risco de um ataque mal sucedido ou escolher outra vítima mais fácil.

Ele sabe que o segurança sempre está preparado para uma ação defensiva, evasiva ou até ofensiva conforme falamos aqui. Sabe que o profissional de segurança vai proteger o cidadão no embarque e desembarque, seja escoltando até o interior do estabelecimento, ou cuidando para só embarcar/desembarcar em locais e condições realmente seguras…por isso o bandido sempre escolhe vítimas mais fáceis.

Próximo nível: mais que uma “segurança”, um SSD!

O SUHAI Security Driver é um serviço que combina perfeitamente um profissional de segurança Top, mais as habilidades de um excelente motorista, mais uma empresa de primeira linha. Chamamos de SSD – SUHAI Security Driver, porque esta sigla significa muita preparação, treinamento e a retaguarda da empresa Líder em segurança pessoal.

A SUHAI sempre parte com um profissional regulamentado (O “VSPP”, na definição da lei), que atua como segurança e também pode dirigir. E aqui vai o quinto alerta: Só contrate serviço legalizado. Evite problemas com fiscalizações, reclamações trabalhistas e denúncias! 

A SUHAI sempre disponibiliza agentes experientes, sejam jovens ou maduros, masculinos ou femininos, mono ou multi-idiomas, conforme o perfil desejado pelo Cliente. Após a admissão ingressam em nosso programa de capacitação e desenvolvimento, sendo lapidados técnica e psicologicamente para que possam agir preventivamente, evitando, evadindo ou mesmo reagindo às situações de ataque urbano.

Além disso, são agentes com habilidades e perfis que complementam as necessidades de cada cliente, seja para lidar no dia a dia de crianças, escolas, chegada e saída de sua residência, ou para lidar com familiares adultos e idosos. Também podem realizar as viagens da família, proporcionando total tranquilidade a você.

E então? Se você quer mais que um blindado e mais que uma “segurança”, é hora de contratar o SSD – SUHAI Security Driver! Veja aqui como falar com a SUHAI !!

O sucesso do SSD – SUHAI Security Driver começa no nosso forte processo seletivo, que sempre escolhe profissionais que tenham absoluta integridade e o perfil pessoal desejado por você. Em seguida investimos, não só na capacitação técnica, como também em treinamentos e reciclagens comportamentais para uma perfeita adequação aos protegidos, suas empresas e famílias, já que fazem parte do dia a dia destas pessoas.

E a fórmula de sucesso segue, com a retaguarda de uma empresa de Excelência, que cumpre todas as obrigações trabalhistas e fiscais, com suas Certidões de débito 100% negativas. Além disso, a SUHAI motiva o trabalhador pagando os seus direitos e benefícios sempre antes do prazo legal.

Oferecemos mais que planos de saúde de qualidade – temos  uma assessoria que mobiliza o que for necessário para que sejam atendidos rapidamente e com excelência. Um agente tranquilo é a certeza de foco: na segurança, na direção e na atenção ao Cliente.

Assim, segue nosso último ponto: Busque uma empresa de Excelência, que reúna logística e segurança numa só solução !

Blindados e a Segurança Pessoal

Relembre os pontos de alerta deste bate-papo:

1º. : Brasil é o primeiro colocado no ranking mundial de veículos civis blindados. Mais um sinal de como anda a segurança pública em nosso país.

2º. : com o blindado você está mesmo protegido em qualquer situação?

3º. : sou capaz de manter autocontrole se for atacado, e fazer manobras corretas até chegar um socorro ou encontrar uma saída? 

4º. : só o Blindado não traz tranquilidade. É preciso subir de nível. 

5º. : só contrate serviço legalizado. Evite problemas com fiscalizações, reclamações trabalhistas e denúncias!  

6º.: Busque uma empresa de Excelência, que reúna logística e segurança numa só solução !

Se você quer mais que um blindado e mais que uma “segurança”, é hora de contratar o SSD – SUHAI Security Driver! Veja aqui como falar com a SUHAI !!

Gostou do post? Deixe suas sugestões ou dúvidas nos comentários. Se preferir, acesse o Instagram da SUHAI!

Com a tag Blindadoscarro blindadosegurançapessoal

Saiba Mais

Segurança em Viagens: Como funciona?

Segurança em viagem é mesmo necessária? Saiba tudo sobre viagens corporativas ou a lazer. Aliás, mesmo a trabalho, saiba como se manter seguro e esfriar a cabeça para desfruta...

SUHAI Segurança Pessoal: Conheça a nossa trajetória de 30 anos!

Você sabia que a SUHAI é a especialista na segurança pessoal de executivos, empresários, famílias, grandes empresas e visitantes estrangeiros? E sabia que a SUHAI também é a...

Security Driver: qual a importância?

Security Driver: Sua logística pessoal ou familiar já demanda um motorista – permanente ou eventual, como suporte a você ou algum membro de sua família?...